Latest News

Conheça o Badminton

Olá, com a chegada do RIO 16 várias modalidades muitas vezes esquecidas pela sociedade começa a criar vida novamente.
Hoje iremos falar do Badminton



História

Ainda pouco popular no Brasil e caracterizado por ser uma misto de tênis e vôlei de praia jogado com uma peteca e uma raquete, o badminton tem sua origem indefinida, mas a modalidade que se conhece hoje teve início na Índia. Nascido sob o nome de Poona, o esporte ganhou força quando, ainda no século 19, oficiais britânicos em missões na Índia, após ter entrado em contato com o Poona e gostado da prática, resolveram levar o esporte para a Europa.
Na década de 1870, o Poona, já na Inglaterra, foi rebatizado como badminton, após ganhar uma nova versão e ser praticado em Badminton, de propriedade do Duque de Beaufort's, em Gloucestershire.
Depois de se difundir por outros países nas décadas seguintes, o esporte viu seus praticantes se organizarem e fundar, em 1934, a Federação Internacional de Badminton (hoje chamada de Federação Mundial de Badminton – BWF), com sede em Gloucestershire. No início, eram nove nações filiadas: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales.
A entrada oficial do badminton nas Olimpíadas (quando a modalidade passou a distribuir medalhas) é recente. Sua primeira participação foi em Barcelona, em 1992, quando a Indonésia brilhou, com as conquistas das medalhas de ouro por Susi Susanti, no feminino, e Allan Budi Kusuma, no masculino. Nas duplas, a vitória ficou com os coreanos Kim Moon-soo e Park Joo-bong.
No Brasil, a prática do badminton tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badminton, entretanto, só seria fundada dez anos depois, em 1993. Hoje, a entidade conta com 15 federações filiadas. Já a Federação Mundial tem 179 países filiados.

Curiosidades

O badminton é o esporte de raquetes mais rápido do planeta. Enquanto no tênis o saque mais veloz já registrado atingiu 263km/h (do australiano Samuel Groth), no badminton a velocidade da peteca em um jogo profissional pode ultrapassar os 300km/h.


Sistematização do Jogo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Energia & Lazer Designed by Esporte e lazer Copyright © 2014

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.

Subscribe to us