Latest News

Ioga pode reduzir ansiedade em pessoas com transtorno bipolar

De acordo com um estudo publicado na edição de setembro do periódico Journal of Psychiatric Practic, um em cinco praticantes com bipolaridade acredita que a atividade melhora sinais depressivos e maníacos.


Praticar ioga pode reduzir a ansiedade e a preocupação, além de melhorar a atenção de pacientes com transtorno bipolar. De acordo com um estudo publicado na edição de setembro do periódico Journal of Psychiatric Practic, um em cinco praticantes com bipolaridade acredita que a atividade melhora sinais depressivos e maníacos.
“A maior parte das pessoas com transtorno bipolar relata que a ioga tem um impacto positivo em suas vidas”, diz Lisa Uebelacker, professora na Universidade Brown, nos Estados Unidos, e coautora do estudo. 

A pesquisa reuniu 109 participantes bipolares, praticantes de ioga por, em média, seis anos e com uma rotina de cinco sessões por semana. Dos 86 que tiveram as respostas analisadas, um em cinco afirma que a ioga mudou significativamente sua vida. A maior parte acredita que a prática indiana surte efeitos benéficos na saúde mental — além de ajudar a perder peso, melhorar a disposição e o sono. O exercício traz ainda redução da ansiedade, além de aumentar a concentração e o foco.


Cautela — Por outro lado, alguns participantes relataram dores musculares e 9% constataram que, em algum momento, a ioga aumentou a agitação ou os sintomas maníacos. Os pesquisadores ressaltam que a prática é um poderoso tratamento adicional para o transtorno bipolar, mas, para alguns pacientes, pode trazer riscos.


“Como todo tratamento para o transtorno bipolar, a ioga deve ser vista com cuidado. Esperamos que os pacientes e os seus médicos possam usar a informação que coletamos para decidir se incluem a prática como apoio ao tratamento”, conclui o estudo.



Matéria publicada pelo site Veja 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Energia & Lazer Designed by Esporte e lazer Copyright © 2014

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.

Subscribe to us